O CAU/PE lançou a primeira versão da sua Planilha Simplificada de Precificação. A ferramenta tem como base a tabela de honorários do CAU/BR, só que de uma forma mais acessível para deixar o seu uso mais fácil para os arquitetos e urbanistas de Pernambuco.
Para fazer uso da Planilha é necessário inserir algumas informações sobre projeto, como: tipo, tamanho, percentual de impostos, que a planilha irá gerar, automaticamente, um valor de referência para o projeto informado.
De acordo com o CAU PE, a tabela surge para ser uma sugestão de preço mínimo. ” O valor apresentado na tabela é apenas uma sugestão de preço mínimo, levando em conta a realidade local, mas os profissionais devem adequar esses valores de referência aos seus custos de operação, tempo de experiência no mercado, escritório, além de outras condicionantes específicas que são utilizadas para o desenvolvimento do projeto”, explica a conselheira estadual Danielle Paes Barreto, que coordenou a Comissão de Precificação do CAU/PE.
O que você encontrará neste post:
Fique atento:
- Os valores são para o Estado de Pernambuco;
- A tabela surge para ser uma sugestão de preço mínimo ;
- O preço mínimo não inclui encargos e lucros.
A Planilha ficou pronta no início de março de 2020, mas seu lançamento foi adiado devido a quarentena.
Danielle Paes Barreto explica como foi realizado o processo de criação e fala sobre como a nova planilha vem sendo bem aceita pelos arquitetos. “A demanda surgiu através de pesquisa com arquitetos que queriam algo mais simples. Montamos uma comissão com vários arquitetos de diversos setores para chegarmos a uma planilha de simplificação… É uma ajuda ao arquiteto. Uma sugestão. Foram três meses de preparo para chegarmos a exatidão da nova ferramenta. Hoje, muitos arquitetos vêm acessando o site do Conselho e fazendo uso da Planilha.
Confira o vídeo tutorial sobre a Planilha do CAU/PE
Para o arquiteto Rodrigo Duarte que esteve presente durante todo o processo de elaboração e criação da planilha, essa ação irá trazer benefícios para a classe. ” Essa nova ferramenta é um facilitador. Nosso objetivo foi criar uma tabela de fácil uso, para que principalmente os novos profissionais e aqueles que estão voltando ao mercado de trabalho encontrem um modelo simples para calcularem os seus projetos. Lembrando que é uma planilha de custo mínimo. A tabela também dá condições de calcular seus impostos, custos extras e assim obter um valor que não desvalorize o seu trabalho”, ressalta Rodrigo.