Em um momento você é estudante, em seguida se forma, depois se especializa e surge a vontade de abrir a sua própria empresa/ escritório de arquitetura. Mas e agora? Como proceder? Faz ideia de quantos procedimentos deve atender? Como você deve apresentar o seu modelo de negócio ao mercado? Quais são os custos implicados nesse novo desafio? Conhece os processos de organização do processo produtivo? Uma coisa é certa, você irá precisar de muita informação e atender a diversas regulamentações e exigências exigidas pelo mundo dos negócios. Confira abaixo as informações sobre como criar um Plano de Negócio :
O que você encontrará neste post:
Abertura e registro da empresa:
É necessário realizar os seguintes procedimentos:
•Registro no CAU BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) – registro e responsabilidade técnica de profissional responsável regularmente inscrito no conselho da profissão e registro do escritório junto ao conselho de acordo com as normas.
•Registro na Junta Comercial;
•Registro na Secretaria da Receita Federal (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ);
•Registro na Prefeitura Municipal, para obter o Alvará de Funcionamento;
•Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
•Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
Importante!
– Para a instalação do negócio, é necessário realizar consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal/Administração Regional sobre a Lei de Zoneamento;
– É necessário observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC);
– A Lei nº 123/2006 (Estatuto da Micro e Pequena Empresa) e suas alterações estabelecem o tratamento diferenciado e simplificado para Micro e Pequenas Empresas. Isso confere vantagens aos empreendedores, inclusive quanto à redução ou isenção das taxas de registros, licenças etc.
O arquiteto deverá, ainda, ter o registro no CAU:
•Registro e responsabilidade técnica de profissional responsável regularmente inscrito no conselho da profissão;
•Registro do escritório junto ao conselho de acordo com as normas. Conforme a Lei nº 6.839/1980 (que dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões), o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros. Ainda, deve-se observar a Lei nº 12.378, de 31/12/2010, que regulamenta o exercício da arquitetura e do urbanismo, cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos estados e do Distrito Federal e dá outras providências.
Já possui os seus Canais de Distribuição?
O seu escritório está presente nas redes sociais?
Possui site para apresentar o seu portfólio ?
Participa de mostras?
Marca presença nos eventos do setor ?
Crie a sua identidade e leve a ideia e o seu negócio adiante. Ganhe o mundo!
Agregação de Valor do negócio
Já pensou em fazer pesquisas com o seu público para saber o que eles identificam como positivo no seu trabalho oferecido?
Afinal, não basta apenas oferecer o que o concorrente não tem, é preciso saber se o que você oferece gera satisfação ao cliente.
Custos do negócio
O Senac elencou algumas categorias referenciais de despesas. Os valores de despesas vão depender objetivamente do tamanho do escritório, da localização e da infraestrutura, bem como da estratégia adotada pela empresa. As referências de preço a seguir devem, portanto, serem revistas para cada caso.
Entre essas despesas, estão o que se chama de custos fixos e custos variáveis do negócio.
•Custos variáveis: são aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção;
•Custos fixos: são os gastos que permanecem constantes, independentemente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.
Os gastos realizados para operar o negócio devem ser estimados considerando os seguintes itens:
DescriçãoValor mensal
Despesas com transporte / combustível R$ 1.000,00
Salários, comissões e encargos(auxiliar, projetista, arquiteto)R$ 12.000,00
Tributos, impostos, contribuições e taxasR$ 780,00
Água, luz, telefone e internetR$ 1.000,00
Assessoria contábilR$ 600,00
Propaganda e publicidade da empresaR$ 500,00
Aquisição de matéria-prima e insumosR$ 400,00
Manutenção das instalaçõesR$ 200,00
LimpezaR$ 300,00
Manutenção de equipamentosR$ 220,00
Aluguel e condomínioR$ 2.500,00
Total: R$ 19.500,00
No item “salários” não está inclusa a remuneração de terceirizados que poderão trabalhar sob demanda. Lembramos que esses custos são baseados em estimativas. É preciso que o empreendedor os pesquise considerando a realidade do empreendimento que está iniciando, avaliando, por exemplo, estrutura e equipe necessária, local, enquadramento tributário, entre outros aspectos que interferirão fortemente nos custos da empresa.
Obs.: Valores estimados podendo ter variações .
Planejamento Financeiro
É necessário criar um planejamento financeiro para sua empresa. Saber quanto irá receber e gastar, ajuda a criar um equilíbrio e também trabalhar para metas futuras. Para isso, faça o registro dessas informações.
Faça um plano de vendas para os seus projetos
Tenha na ponta da língua, ou melhor, do lápis/ impresso o valor de cada parte do seu projeto detalhado. Ajudará você a ter a real noção do seu valor e também irá facilitar a compreensão do seus clientes. Lembre-se sempre, você é o arquiteto que tem o conhecimento das reformas e do outro lado está o cliente que quer o melhor e mais bonito para sua casa. Faça-o entender como os projetos de arquitetura funcionam e também como irão melhorar a vida dessas pessoas.
Divulgação do negócio
Trabalhar com o uso do marketing na sua empresa irá facilitar e muito o seu trabalho e reconhecimento da marca perante o seu público;
Aumente a sua rede de contatos;
Faça pesquisas para saber como o cliente chegou até você. Irá te ajudar a escolher formas de divulgação;
Já desenvolveu a sua marca? E os cartões de visita, já foram impressos?
Outro ponto para de fazer notar no mercado, é ir a eventos e participar sempre de capacitações.
Em busca de conhecimento?
Uma boa dica é apostar na leitura. Pesquise bons livros sobre gestão, abertura de negócios, administração, gestão de pessoas. Outro dever de casa é pesquisar a legislação que atende ao seu modelo de negócio.
Recomendamos seguir as orientações do CAU PE