O japonês Riken Yamamoto recebeu a maior honraria para os arquitetos, o Prêmio Pritzker 2024, que é considerado o Nobel da arquitetura. Yamamoto nasceu em Pequim em 1945 e logo após a Segunda Guerra Mundial emigrou para Yokohama. Yamamoto, é o 53º vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura e o nono do Japão.
Sua arquitetura foca em construir comunidades. Ele estudou arquitetura na Universidade Nihon, na Universidade de Artes de Tóquio e na Universidade de Tóquio antes de estabelecer seu escritório – Yamamoto & Field Shop Co em 1973.
Em 2011, criou com Toyo Ito e Kazuyo Sejima, o HOME-FOR-ALL, que é uma organização voluntária que trabalha com jovens arquitetos na construção de residências para aos que perderam suas casas no terremoto do leste do Japão em março de 2011.
Yamamoto projetou sua própria casa, GAZEBO (Yokohama, Japão, 1986), para provocar uma interação com seus vizinhos a partir dos terraços e telhados.
O que você encontrará neste post:
O que falaram de Riken Yamamoto ?
Na divulgação feita sobre o Prêmio Pritzker o arquiteto foi descrito como dono de um ‘estilo tranquilizador’ e preocupado em construir comunidades, pensando no bem coletivo.
Tom Pritzker, diretor da Fundação Hyatt, que promove o prêmio, destacou que Yamamoto “desenvolve um novo idioma na arquitetura com o qual não apenas cria espaços para as famílias viverem, mas também cria comunidades para que as famílias vivam juntas”.
Alguns dos trabalhos de destaque mundial:
- A Biblioteca de Tianjin, inaugurada na China em 2012;
- A Universidade Nagoya Zokei, no Japão, concluída em 2022;
- The Circle no aeroporto de Zurique, na Suíça, finalizada em 2020;
Sobre a premiação do Prêmio Pritzker
O Prêmio Pritzker foi criado em 1979 pelo falecido magnata Jay Pritzker e sua esposa Cindy, para que pudessem homenagear algum arquiteto cujo trabalho demonstrasse “uma combinação das características de talento, visão e comprometimento”, disse a organização.
No nosso site você pode conferir outras premiações relacionadas a arquitetura, design, decor, arte e paisagismo.