Uma colaboração entre a Amata e a Triptyque Architecture, desenvolveu o primeiro edifício de madeira no Brasil, previsto para 2020. O projeto será apresentado na 16º Bienal de Arquitetura de Veneza . O Urban Forest tem como proposta criar uma ligação entre o interior e o exterior do ambiente construído. Entre o público e o privado, espaços que convidam a adentrar o projeto em suas áreas comuns, desconstruindo “muros” físicos e mentais aos quais vivemos aprisionados. Um novo olhar sobre projetos arquitetônicos e sobre a construção que possibilita transposições culturais, conceitua novas ambiências e amplia perspectivas éticas.
A escolha de materiais biológicos na arquitetura dimensiona uma nova maneira de viver com mais consciência, e questiona as formas de pensar e fazer arquitetura. O uso da madeira como material estrutural é um modelo para a arquitetura urbana sustentável. O projeto representa a aplicação da naturalização da arquitetura e propicia uma experiência sensorial total, metáfora de uma floresta urbana habitável, a madeira visível e invisível, o uso da vegetação e da paisagem.
Com silhueta escalonada, o projeto integra-se na topografia desnivelada do bairro a Vila Madalena, em São Paulo, criando um passeio arquitetônico amigável que convida ao convívio e inspira. De uso misto de 13 andares com área total de 4.700 m², o espaço permite múltiplos usos, como co-working, co-living, lojas e restaurantes.
Serviço:
Triptyque Architecture :
Amata :