A dupla de arquitetos Carol Azevedo e José Roberto Gouveia desenvolveu um espaço de múltiplas funções, que além da ideia central de destacar os vinhos, ainda oferece pequenos cantos para uma boa leitura e relaxamento, além de um ambiente especial para a degustação da bebida na companhia dos amigos, é claro.
Um recanto especial
O ambiente propõe uma articulação única de elementos através de uma leitura muito própria, de interpretação única dos olhares e traço dos arquitetos. A Sala do Vinho é cheia de personalidade, ressignificando completamente o espaço que ali existiu antes.
É interessante observar que apesar de ser um ambiente com uma proposta matriz, o espaço foi pensado para ser um lugar, acima de tudo, de prazer, quase como um recanto especial da casa.
Com materiais cuidadosamente selecionados pela dupla, a sala é a união de funcionalidade, aconchego e uma agradável experiência dos sentidos, a partir de elementos contrastantes em cores, texturas e formas. É um lugar de permanência, para usufruir por muito tempo, cercado de vinhos, livros e arte.
A paleta segue os tons neutros, sendo pontuada por detalhes coloridos que dão um ar de destaque e conferem calma ao ambiente, que preza por oferecer uma vibração alegre aos visitantes.
As cores e as formas escolhidas são permeadas pelas transparências do acrílico, material de destaque em parte do mobiliário desenhado com exclusividade pelos próprios arquitetos Carol e José Roberto.
Os vinhos ficam dispostos em um painel criado em MDF e revestido em Pau-Ferro, madeira nobre muito valorizada no Brasil. A madeira é marcada por veios, que agrega beleza e sofisticação ao centro do projeto.
Já o piso em porcelanato remete ao cimento, com marcas de desgaste do tempo criadas propositalmente para remeter a essa característica que tem tudo a ver com vinhos: quanto mais o tempo passa, mais valorizada se torna a bebida. O papel de parede escolhido para a área interna do ambiente remete ao linho, e a textura para as paredes do corredor lembra a suavidade dos tecidos aveludados.
O futon super acolhedor, com várias almofadas e coroado por um arco dá um toque especial à Sala de Vinho, além de uma delicada mesa para dois lugares, que chega a dar um ar romântico ao ambiente.
Vale ainda serem mencionados os detalhes da louçaria para os variados tipos de taça, a área de apoio com adega, os carrinho de bebidas e um nicho para pequenos objetos, além de um lavabo todo em quartzito que agrega uma atmosfera de nobreza ao ambiente finalizado.
Outro ponto interessante é a presença de um corredor especial com obras de arte que ocupam as paredes e funciona como um estímulo ao desfrute cultural, além de uma poltrona num canto reservado, um verdadeiro convite a uma parada para momentos de leitura, para ouvir música ou simplesmente relaxar.
Com isso, a Sala do Vinho cria todo um conceito que vai além do simples “beber vinho”, mostrando como é possível contemplar uma boa taça da bebida enquanto realiza ainda outras atividades que têm tudo a ver com essa apreciação singular.
Saiba mais em Casacor Pernambuco 2019