A 21ª edição do São Paulo Boat Show que aconteceu entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro teve como tema “O mundo náutico vem com tudo”. O evento que tem repercussão nacional apresentou as tendências e inovações trazidas pelas grandes marcas nacionais e internacionais.
Confira agora as impressões do arquiteto George Casé sobre o maior evento náutico indoor da América Latina.
O que você encontrará neste post:
Por George Casé
As embarcações de luxo que, por sua vez, já possuem estrutura e infraestrutura bem resolvidas, com design marcante e imponente, além de excelente desempenho de navegação e tecnologia construtiva que garante segurança e estabilidade, tem cada vez mais investido em soluções e aperfeiçoamento dos espaços internos. O cuidado com os detalhes é evidente. Cada componente, peça ou acessório cumpre além de sua função principal a estética também.
Fica evidente, nessas embarcações, a busca por trazer para o universo náutico o ambiente residencial, seja através dos novos layouts que estão cada vez mais conectados com a rotina das casas, seja através do requinte com que os espaços internos são finalizados. Nada é por acaso, cada detalhe é pensado de modo a surpreender o visitante da feira ou o usuário da embarcação.
Vale destacar que nessa composição de ambiência e cenários, dois elementos são fundamentais para o êxito esperado: a iluminação que tem um forte apelo visual compondo cenários acolhedores e aconchegantes, e os materiais de acabamento que desempenham uma função estética muito importante e por isso é possível observar que trazem o mesmo apelo estético dos materiais de acabamento utilizados nas construções residenciais.
Tecnologia
Do ponto de vista das inovações tecnológicas, essas ficam a cargo dos materiais de acabamento, acessórios, componentes agregados e equipamentos, que em parceria com os grandes fornecedores são desenvolvidos para auxiliar na navegação, aumentar o conforto no dia a dia à bordo, garantir mais segurança, e até mesmo minimizar a manutenção e prolongar a vida útil da embarcação.
Hoje com o auxílio da tecnologia já é possível adquirir um barco autônomo controlado por piloto automático, ou até mesmo atracar sem interferência humana. A navegação com joystick onde todos os movimentos estão concentrados em um único controle também já é realidade, assim como o painel totalmente digital é apresentado como a alternativa para substituir o modelo tradicional com muitos relógios individualizados, que logo logo já será coisa do passado.
A tecnologia também tem auxiliado no desenvolvimento de materiais de alto desempenho que apresentam resistência ao uso intenso, em especial aos agentes do ambiente náutico, e por isso começam a ser introduzidos nas especificações internas das embarcações. Em alguns modelos é possível encontrar todo o box revestido com lâmina de madeira, assim como espelhos de alta performance totalmente sintéticos e inquebráveis.
Sem falar nas tecnologias atreladas ao conforto dos tripulantes como a automação interna dos comandos de som, iluminação, cortinas, TVs e ar-condicionado, e do sistema de plataformas hidráulicas que auxiliam no embarque e desembarque, dentre outros. De fato “O mundo náutico vem com tudo” e aos que se aventurarem nesse universo não irão faltar possibilidades para sonhar.