O Natal já está batendo na porta e você ainda não montou a sua árvore de natal? Não se preocupe, fomos em busca de alguns modelos de árvore para você se inspirar e escolher algum para adaptar na sua casa. Conversamos com a arquiteta Luciana Cavalcanti que trouxe dicas especiais sobre o assunto. “O Natal é uma época linda onde a decoração das casas ganha mais vida e alegria com as árvores de Natal! Com a correria do mundo moderno, versões mais simples e criativas estão cada vez ganhando mais espaço”, explica Luciana.
Também ouvimos a paisagista Carol Quinan que defende que as plantas possuem uma função primordial neste quesito. “Árvore de Natal não precisa ser, necessariamente, um pinheiro. Podemos colocar luzinhas e enfeites em plantas e arbustos diversos. Eu já fiz, uma vez, em uma jabuticabeira seca. Ficou maravilhosa. Ela, na tonalidade marrom, com enfeites dourados e prateados. Ficam lindas as árvores que fogem do convencional. Sermos arrojados e modernos, sem medo de arriscar. É muito importante ressaltar que você pode aproveitar o que já tem em casa, à sua disposição, criando ambientações que vão seguir mesmo após as festas”, conta.
Opções agora não faltam. Tire um print e corra para montar sua árvore de natal.
Confira alguns modelos de árvores de natal
“Para quem não quer investir muito, uma ótima opção é decorar as plantas que já existem em casa com laços, bolas leves e até luzes, de LED, que não esquentam!”, explica Luciana Cavalcanti.
“Os apartamentos mais compactos podem ganhar arranjos em vasos, regadores, bules e até em botinhas tipo galochas! Fica muito fofo e super especial! Esses arranjos podem receber folhagens ou galhos secos decorados com correntes de bolinhas, bonequinhos, estrelas… tendo brilho, vale tudo!”, detalha a arquiteta.
“Uma ideia legal e interativa para as crianças é colocar na parede uma árvore de natal de papel, de forma que cada dia elas complementem com um enfeite feito por elas próprias. Outra dica para deixar as mesas natalinas mais atrativas para os pequenos é montar, em cones de isopor, mini árvores deliciosas, espetadas com chocolates e doces”, conta a arquiteta Luciana Cavalcanti.
“Escolha sempre três tons para sua árvore, como dourado, o branco e o bege. O mesmo vale para o prateado, para poder destacar os enfeites. Nunca use apenas um tom. Aposte em itens proporcionais ao tamanho da árvore e sua decoração será um sucesso”, enfatiza Luciana.
“O Natal tem cores definidas e as plantas, inclusive, que são usadas nessa decoração são por causa dele, então, como a grande maioria das plantas já são verdes, use e abuse da folhagem das espécies que você tem em casa e insira detalhes vermelhos como a toalha de mesa e adornos. Vai dar um visual muito interessante. A Espada de São Jorge, por exemplo, vira um arranjo moderno quando colocada dentro de um vidro bonito”, indica Carol.
A paisagista revela que o uso de frutos também pode ser uma ideia incrível para a decoração. Basta usar a criatividade. “Os frutos partidos, por exemplo, com o interior avermelhado, podem fazer a diferença no layout natalino. Figo, uva, goiaba, morango… todos se encaixam no tema e o que vale é usar a criatividade para criar uma ambientação natural e linda. O importante é usar do bom senso e do bom gosto, criando algo harmonioso”, encerra Carol Quinan.