Josephine Baker, eletrizante cantora dos anos de 1920 foi a responsável pelo Hotel Le Bristol Paris abrir as portas a personalidades como Alain Delon, Princesa Grace, Jean-Claude Brialy, Sophia Loren, Mick Jagger e Tino Rossi, que lhe prestaram homenagens no grande salão do Palácio.
Hoje, o Le Bristol Paris comemora esta grande artista, amante da Cidade Luz, e inaugura a primeira suíte dedicada a um dos luminares que escolheram o Le Bristol como sua residência parisiense.
A suíte Josephine Baker está localizada no topo do hotel com vista para a Torre Eiffel. A atmosfera é a de um apartamento parisiense em tons de creme, azul celeste, branco, bege e rosa antigo, uma caixa de joias revestida de seda, cashmere e elementos preciosos. Nas paredes, fotografias da artista no Le Bristol Paris durante a celebração do aniversário de 50 anos e na sala de estar um retrato de Josephine Baker, do fotógrafo George Hoyningen-Huene, que remete à capa do álbum “The Best of Josephine Baker”, de 1934.
Os tecidos selecionados são de Manuel Canovas, Pierre Frey e Loro Piana, abajures em seda plissada, mármore branco para o banheiro, jacarandá para os móveis estilo Luís XVI e carvalho para características contemporâneas.
Ao saber da criação da suíte, o filho de Josephine, Brian Bouillon Baker, reagiu com emoção: “Como visitante frequente do Le Bristol Paris, eu adoro sua atmosfera parisiense e cosmopolita, refinada e generosa. Esse lugar me toca porque sempre traz lembranças de minha mãe, tenho muito orgulho do Palácio ter escolhido homenagear sua memória com sua primeira suíte dedicada a uma personalidade icônica”.