A Casacor PE 2023 acontece novamente no Edifício Chanteclair, edificação histórica que é um marco tanto na história da capital pernambucana, quanto no desenvolvimento da arquitetura local. A construção abriga este ano 26 espaços que celebram a arquitetura, design e arte com o tema “Corpo e Morada” – um entendimento de casa como uma extensão do corpo.
Esse ano, estamos fazendo uma cobertura especial da mostra e contamos com o apoio dos parceiros Adroaldo Tapetes e Carpetes do Mundo, Daluz Iluminação e Vivix Vidros Planos que estão juntos conosco nessa 36ª edição da CASACOR Pernambuco.
E é só iniciar a mostra, que a curiosidade e ansiedade começam a aflorar em torno do TOP 7 da revistamSIM. Quem serão os escolhidos este ano? Quais os melhores espaços criados? E para fazer essa seleção, convidamos a renomada arquiteta Sandra Brandão, que com 37 anos de arquiteta, é um dos nomes de maior destaque na arquitetura pernambucana.
A Arquiteta e Urbanista é formada pela UFPE, Pós-graduada em Construções Sustentáveis pela UNIP-SP/INBEC e Profissional com Certificação HBC Pro (Healthy Building Certificate). Premiada em diversos concursos nacionais, já recebeu menção em Arquitetura no ano de 2003 no Concurso Internacional Bticino. Já assinou diversos ambientes para CasaCor PE e em muitas outras mostras de arquitetura e decoração. Atualmente é Diretora Criativa e Arquiteta Titular do escritório que leva seu nome e vem desenvolvendo projetos de arquitetura e interiores contemporâneos com olhar especial para sustentabilidade e bem-estar.
“O que eu pude perceber na casa como um todo foi a conexão entre o interior e o exterior. Onde também os arquitetos trabalharam de uma forma muito boa as cortinas, com pé direito que se tem aqui, as cortinas ganharam uma magnitude e ajudaram na composição dos ambientes. Todos muito equilibrados. O uso de formas orgânicas também se destacou este ano e o respeito pelo lugar, pelo Chanteclair. Então, a grande maioria olhou para o teto do Chanteclair, deixando tudo isso à mostra”, revela Sandra.
Quer saber o que a arquiteta Sandra Brandão tem a dizer sobre cada um dos sete ambientes escolhidos? Então dê o play no vídeo e confira o TOP 7 revistaSIM da CASACOR PE 2023.
O que você encontrará neste post:
Confira o TOP 7 da CASACOR PE 2023
7 > Living Gameleira > Luiza Nogueira
Leveza e conforto através das cores e escalas usadas pela arquiteta“
Sandra Brandão
O Living Gameleira chega ocupando o sétimo lugar no TOP 7 da revistaSIM parte de uma base neutra para enaltecer a construção original do prédio. O mobiliário e objetos são uma extensão dos seus moradores. As obras de arte de artistas pernambucanos dão cor e alma ao espaço.
6 > Casa Coral > André Carício
Uma experiência de cores relacionadas ao design do mobiliário e a arte”
Sandra Brandão
No sexto lugar do TOP 7 da revistaSIM está a Casa Coral com uma mistura acertada de cores, que promove uma verdadeira explosão de personalidade através dos espaços e um grande living que destaca também obras de arte e que teve como inspiração na sua concepção os “apartamentos parisienses”.
5 > Espaço Marrom > Lucio Moura
Uma curadoria de arte bastante apurada”
Sandra Brandão
O Espaço Marrom ganhou o quinto lugar foi concebido em uma perspectiva de coleção de arte e antiguidade envolvidos em uma iluminação pontual e focada em peças que vão do século XVIII, passando pelo art decó e século XX, finalizando com arte contemporânea e também Arte Popular. Um deslumbre aos olhos!
4 > Casa Lírica > Ana Cristina Cunha
Apoteose do colecionismo”
Sandra Brandão
Ocupando o quarto lugar no TOP 7 da revistaSIM, a Casa Lírica, faz uma justa homenagem ao arquiteto e colecionador de arte Carlos Augusto Lira. Por lá, é possível visualizar um diálogo entre o tempo e o espaço, mostrando memórias afetivas. A escolha das peças e objetos de coleção é uma reverência à sua paixão pelo belo, enquanto a seleção de mobiliário contemporâneo cria um espaço moderno e atemporal.
3 > Bar VIVAZ > Vitru Arquitetura
Surpreende por ser contemporâneo com uma pegada art déco”
Sandra Brandão
Em terceiro lugar, o Bar VIVAX, propõe um encontro que seja mais que arquitetura, onde leva o visitante a descobrir que a morada é o espelho de nossas histórias. O VIVAZ é um espaço de vivências que pulsam em sintonia com os sentidos, a fusão entre o íntimo e o compartilhado. O uso dos espelhos da VIVIX deram o grande destaque ao local.
2 > Terraço Chanteclair > Dubeux Vasconcelos
Uma composição arrojada, madura, um projeto muito equilibrado”
Sandra Brandão
Ocupando o segundo lugar, o Terraço Chanteclair leva o visitante a enxergar a arquitetura através de formas puras e simples, realçadas pelas cores, texturas e iluminação. São dois pavimentos, ligados por uma escada-túnel. O térreo tem ambiência mais intimista, cores quentes e luminárias desenhadas para o espaço. Já o mezanino tem clima mais arejado, graças à presença de grandes plantas e um pé-direito quádruplo.
1> Bureau das Artes > Módulo 4 Arq + Design
Tem muita leitura do orgânico, mas com a precisão das linhas retas, suavizadas com os chanfros. O projeto valoriza tanto a arquitetura histórica do Chanteclair quanto às obras de arte selecionadas”
Sandra Brandão
Em primeiríssimo lugar, a galeria contemporânea celebra a arte utilitária de Francisco Brennand e as peças de múltiplos e séries de arte contemporânea. O projeto promove o encontro entre o moderno e o ancestral, resgatando o senso de pertencimento de nossas memórias.