Um projeto 100% industrializado de um edifício em São Paulo vem ganhando destaque na paisagem paulista. Trata-se do Urbic Vila Mariana que surgiu através de programa que incorporou um método construtivo industrializado. Através desse formato que levou a construção a ficar em pé em apenas 11 meses destaca-se também o uso da sustentabilidade, para a elaboração de um ambiente contemporâneo e funcional.
“O Urbic Vila Mariana não é apenas um edifício, mas uma expressão tangível de nossa visão de inovação e eficiência na arquitetura, ao adotarmos um método construtivo industrializado, buscamos não apenas atender às demandas contemporâneas, mas também moldar o futuro do design arquitetônico sustentável em São Paulo”, afirma Henrique Mélega, sócio arquiteto da Ide Studio.
O que você encontrará neste post:
Detalhes do projeto do Urbic Vila Mariana
- Nesta construção do Urbic Vila Mariana foi realizada a aplicação de elementos pré-fabricados que visam acelerar o processo construtivo, reduzir desperdícios e proporcionar uma obra mais limpa.
- A estrutura metálica aparente do Urbic Vila Mariana, é o grande destaque do projeto. Ela é toda composta por pilares e vigas parafusados.Esse formato agiliza a construção e tende a minimizar a necessidade de soldagem no local.
- As lajes planas de concreto apresentam limitadores metálicos, proporcionando resistência estrutural sem comprometer a agilidade da obra.
- Soma-se ao projeto as placas pré-moldadas de concreto, que formam uma base sólida para o edifício.
O uso do vidro na construção
A fachada incorpora panos de vidro, adicionando uma estética contemporânea e favorecendo a entrada de luz natural nos espaços interiores. A alternância de tonalidades das placas pré-moldadas de concreto adiciona um toque de sofisticação, realçando ainda mais essa composição única.
As inovações utilizadas no projeto
A inovação estende-se aos sistemas de vedação do edifício, que variam em espessura e são compostos por placas de gesso pré-fabricadas. Esse detalhe não apenas agiliza a conclusão da obra, mas também aprimora a eficiência energética do edifício, proporcionando isolamento térmico e acústico de alta qualidade.
Além disso, o Urbic Vila Mariana incorpora kits hidráulicos, otimizando a instalação de sistemas hidráulicos de maneira eficiente e econômica. Essa abordagem inovadora não só reduz o tempo de construção, mas também contribui para a sustentabilidade do empreendimento, minimizando impactos ambientais.
Saiba mais sobre o projeto do Urbic Vila Mariana
Os arquitetos responsáveis pelo projeto desenvolveram uma geometria única da torre para otimizar o potencial máximo disponível, respeitando as restrições de zoneamento e código de obras, além de adaptar ao formato do terreno.
No térreo, encontra-se as áreas comuns que são verdadeiros espaços de interação social, projetados com ambientes multiusos, funcionais e versáteis. Cada detalhe foi pensado para integrar o público, promovendo uma interação visual e física única.
O resultado do projeto é uma elegante torre em formato de lâmina, com apartamentos estúdios estrategicamente voltados para as fachadas frontal, lateral direita e posterior.
No nosso site, você pode conferir outros conteúdos onde o estilo industrial se destaca.