As cortinas levam privacidade a um ambiente, mas o seu uso vai muito além disso, elas protegem os ambientes da forte incidência dos raios solares. E segundo as arquitetas da Plano A Arquitetura, Mônica Beltrão e Rosana Marcolino, “As cortinas também trazem conforto térmico e aconchego ao local. Em outras palavras, elas são o arremate final em qualquer ambiente.”
As cortinas aparecem em diversos tecidos, texturas e tamanhos e devem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada espaço. Portanto, confira abaixo um conteúdo completo sobre o uso das cortinas para sua casa.
O que você encontrará neste post:
Confira as dicas das arquitetas para você acertar na escolha da melhor cortina para cada ambiente
O uso das cortinas na sala
No local principal de convivência da casa, as cortinas são essenciais para dar a privacidade necessária e também deixar o ambiente ainda mais acolhedor. “ Para sala, indicamos cortinas sem blackout, apenas amenizar a incidência do sol em alguns momentos do dia.”
“Uma boa opção para este ambiente, para quem gosta de uma proteção um pouco maior contra a iluminação natural é utilizar um tecido mais leve e fluido por cima (o que fica aparente) como o Voil, seda, Shantung, Linho… e outro mais grosso por baixo, como o Oxford por exemplo.”
“Quanto ao modelo da cortina, isso varia de acordo com o projeto, e principalmente com o estilo do ambiente. Se for um estilo mais clássico ou romântico, indicamos cortinas de tecido. Se a sua sala for em um estilo mais contemporâneo, indicamos o modelo de Rolo ou a Romana”.
E como fica o uso das cortinas nos quartos?
Um local tão íntimo como o quarto, necessita de muita atenção. “ Para os quartos, indicamos um blackout. Além disso, nestes cômodos, faz-se necessário o maior bloqueio da incidência de luz para trazer mais conforto na parte da manhã, ao acordar”.
E no home office também se usa uma cortina?
Desde o início da pandemia já produzimos diversos conteúdos sobre como se ter um Home Office adequado para a execução do seu trabalho. Mas será que por lá, o uso das cortinas também se faz necessário?
“ Para este ambiente, indicamos cortinas mais retas, menos pano, de fácil manutenção e limpeza. O importante é ter em mente que nestes casos, as cortinas cumprem uma função muito mais funcional”.
Como funciona o uso das cortina nos banheiros e nas cozinhas?
Uma dúvida muito comum é se as cortinas podem ser utilizadas em todos os cantinhos da casa. Será que pode? Para as arquitetas, elas podem e devem sim estar presentes nos mais variados cômodos.
“As cortinas também podem ser usadas em outros ambientes mais inusitados, como por exemplo, em banheiros, ou até mesmo na cozinha, quando a incidência de luz atrapalha o uso em algum momento do dia”.
Qual deve ser o tamanho ideal de uma cortina ?
O tamanho ideal das cortinas costuma gerar muitas dúvidas na hora da instalação. Para as arquitetas, locais como salas e quartos, que tem uma função estética forte, as cortinas devem ir até o chão. “ A não ser que haja algum móvel abaixo da janela, que justifique a sua interrupção. Nestes casos, é importante que a cortina ultrapasse pelo menos 15 abaixo da janela, para que não entre luz pela parte de baixo. Já em cozinhas e banheiros, recomendamos que as cortinas se limitem ao vão da janela, de preferência o modelo de rolo, que são mais funcionais.”
Qual cor escolher para a sua cortina?
Cores, cores e mais cores. São elas as responsáveis por levar ainda mais beleza e muitas outras sensações para algum ambiente. Por isso, é preciso estar atento a qual tonalidade escolher na hora de comprar uma cortina.
“ Normalmente utilizamos em nossos projetos residenciais cortinas de cores claras e neutras, como branco, Off White e bege. São cores que não irão pesar no ambiente como um todo”.
As arquitetas listaram também os principais modelos de cortinas:
- Cortina de Voil – “Confere uma identidade bem sofisticada para o ambiente. Pode ser usado com ou sem forro, a depender da transparência do tecido e da incidência de luz que se pretende ter.”;
- Cortina Duo Fold – “Cortina que fica embutida no vão da janela, fixada por um trilho nas duas laterais. Confere uma identidade mais casual, moderna e arrojada ao ambiente.”;
- Cortina de Rolo – “Este tipo de cortina pode ter o sistema de acionamento automático “;
- De painel – “Aqui os painéis correm na horizontal, fixados no trilho, podendo ficar todos juntos deixando a janela mais aberta, ou todos lado a lado. “;
- Peça Romana – “Com aparência bastante sofisticada, com linhas retas e detalhes na horizontal, este tipo de cortina confere um ar elegante aos ambientes. Seu sistema de recolhimento funciona na vertical. Muito indicada para ambientes com grandes janelões, como salas de estar e quartos.”
Atenção aos detalhes técnicos das cortinas
- “Se o ambiente possuir forro de gesso, o ideal é que seja previsto o cortineiro”
- “Além disso, recomendamos que o cortineiro tenha em média 15cm de profundidade”;
- “Além da profundidade do cortineiro, ele deve ultrapassar em 15cm de cada lado após o final da porta ou janela que receberá a cortina”.
- “Caso o ambiente não possua forro de gesso, pode ser utilizado um cortineiro sobreposto”
Confira as dicas das arquitetas para o uso das cortinas de forma criativa
- Para separar ambientes ou demarcar um ambiente específico;
- Da mesma forma também, é possível utilizar como portas de closets ou armários;
- Além disso, é possível fazer uma cortina de fios, ou correntes para ‘vestir’ uma parede, conferindo para esta uma identidade completamente inusitada;
- Em camas ou berços, por exemplo, que é algo muito comum antigamente.
Gostou deste conteúdo? Aqui no nosso site, por exemplo, você conferir muitas outras dicas sobre arquitetura, decoração, design, arte e paisagismo.