As férias escolares já começaram e agora muitos pais tentam transformar alguns cantos da casa, como as varandas, em lugares mais atrativos para as crianças. Já pensou em deixar esse espaço ainda mais lúdico para os pequenos? Atendendo ao nosso convite, a arquiteta Fernanda Durães, deu dicas preciosas de como adaptar a varanda para as crianças brincarem.
O que você encontrará neste post:
Saiba como montar uma área de lazer infantil na varanda para as crianças
“Gosto primeiro de dar uma maior atenção ao piso do local. A criança ama andar descalça, deitar no chão, por isso gosto muito de inserir nessas áreas, o piso vinílico, ele é prático e de rápida manutenção. Afinal praticidade é tudo na hora do cantinho para as crianças”, explica a arquiteta.
O piso em madeira consegue proporcionar ao ambiente um clima aconchegante e acolhedor, mas um tipo de piso que vem sendo bastante utilizado é a grama sintética.
” Esse tipo de produto traz o verde sem precisar que seja feita alguma manutenção. Eu particularmente sou fã do verde e dependendo da varanda podemos colocar ainda uma parede vertical, um jardim preservado. O que não faltam são opções”, revela.
Outra opção ainda relacionada ao tipo de piso para inserir em uma varanda para crianças é o emborrachado. É no piso que toda a folia da criançada acontece.
Itens agregadores ao local
- Separe um cantinho e insira um pequeno colchão, almofadas, banquinho;
- Prateleiras para inserir alguns brinquedos;
- Cestos organizadores para acomodar os brinquedos;
- Além de usar a sua criatividade, deixe o pequeno livre criar e organizar o espaço.
Parte lúdica presente na varanda para as crianças
A parte lúdica deve se fazer presente desde a elaboração mental de um espaço tão importante como este. Além disso, é nele que as crianças vão ficar a maior parte do tempo enquanto estiverem em casa.
Os cuidados com a iluminação
A questão da iluminação é bastante pontual, como explica a arquiteta, ” Se tratando de uma brinquedoteca na varanda, ou como gosto de me referir, uma ‘varandoteka’, temos que ter uma atenção especial. Para usar a noite, uma boa opção é fazer uso de uma luz mais pontual, indireta, destacando uma parte da varanda. Usamos muito as fitas de led. Também podemos trazer luzes menores para destacar as prateleiras que chamam a atenção da criança”, detalhou Fernanda.
Atenção para as Cores:
“Os próprios brinquedos já são bastante coloridos, o verde do piso da grama descansa e dar relaxamento e podemos usar também cores em prateleiras , detalhe na parede, sempre a depender da varanda da casa. Uso mais as cores no piso com a grama, ou em algum móvel ou prateleira”.
Portanto, no nosso site, você encontra diversos conteúdos para transformar a sua varanda. Confira!